O inverno está chegando e com a chegada da estação mais fria do ano são necessários alguns cuidados com a saúde, principalmente com as crianças e idosos. A queda de temperatura, a diminuição da umidade relativa do ar, e ventos frios são os principais causadores de problemas. Gripes, resfriados, alergias, todas essas doenças vem à tona nessa estação.
A gripe é uma doença respiratória aguda e contagiosa causada pelo vírus Influenza. Este vírus infecta o trato respiratório (nariz, seios nasais, garganta, pulmões e ouvidos). A gripe A (H1N1) é um novo subtipo do vírus da Influenza que é transmitido principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Normalmente, nos casos de gripe, você já começa a ouvir as recomendações do tipo: chupar laranja ou tomar o suco da laranja ou ingerir um comprimido efervecente de vitamina C. A laranja é rica em vitamina C, e é a mais lembrada das frutas cítricas quando o assunto é lutar contras gripes e resfriados. A lembrança é boa, mas o momento não é o mais adequado. A vitamina C e os alimentos fontes dessa vitamina, como a laranja por exemplo, não agem no combate de doenças, mas sim no fortalecimento do sistema imunológico. Então torna-se importante ingerir alimentos fontes de vitamina C diariamente.
A alimentação é uma das melhores maneiras para se prevenir todos os tipos de gripe, pois fortalece o sistema imunológico e favorece a recuperação dos indivíduos que já estão gripados ou resfriados.
Conheça os alimentos que fortalecem o sistema imunológico:
- Vitamina A: Uma evidente função da vitamina A é como um grande composto das proteínas (chamadas Rhodopsin) nos olhos que reagem à luz e tornam a visão possível. Estudos mais recentes vêm mostrando que a vitamina A age como antioxidante (combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento e estão associados a algumas doenças). Porém, recomenda-se cautela no uso de vitamina A, pois em excesso é prejudicial ao organismo.
Fontes: fígado, abóbora, pêssego, caqui, cenoura, leite, queijo, ricota, iogurte, mamão, laranja, brócolis, gema, abacaxi.
- Vitaminas B: As vitaminas do complexo B é um conjunto de oito vitaminas hidrossolúveis com importante ação no metabolismo celular.
Fontes: levedo de cerveja, lentilha, arroz integral, gengibre, peixe, semente de girassol, soja, germe de trigo, banana, verduras verdes, abacate, melão, vísceras, galinha, gema de ovo e nozes.
- Vitamina C: A sua principal função é a hidroxilação do colágeno, a proteína fibrilar que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. Além disso, é um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar os radicais livres de oxigênio em formas inertes. É também usado na síntese de algumas moléculas que servem como hormônios ou neurotransmissores.
Fontes: laranja, limão, acerola, kiwi, manga, tomate, couve, espinafre, escarola, gengibre, salsa, e ponkan.
- Selênio: é um micronutriente para todas as formas de vida, um potente antioxidante, que ajuda a neutralizar os radicais livres, estimula o sistema imunológico e intervém no funcionamento da glândula tiroide.
Fontes: castanha do Pará (principal fonte), pão, cereais, pescados, carnes, ovos, cebola, gengibre e salsa.
- Zinco: intervém no metabolismo de proteínas e ácidos nucleicos, estimula a atividade de mais de 100 enzimas, colabora no bom funcionamento do sistema imunológico, é necessário para cicatrização dos ferimentos, nas percepções do sabor e olfato e na síntese do DNA.
Fontes: ostras, carnes vermelhas, aves, alguns pescados, mariscos, favas e nozes, aveia, feijão e leite.
Alimentação equilibrada e variada fortalece o sistema imunológico e previne doenças, sendo assim, o ideal é que a alimentação inclua regularmente o consumo de frutas, verduras e legumes. Além de carnes magras e de carboidratos como pães, massas e farinhas preferencialmente integrais. É importante estar atento com a hidratação, consumindo em média, 2 litros de líquidos no decorrer do dia.
Na prevenção, além de uma alimentação equilibrada, são necessários alguns cuidados especiais.
Veja algumas orientações do Ministério da Saúde:
- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável;
- Evitar locais com aglomeração de pessoas;
- O ambiente deve estar sempre ventilado e, se possível, com uma temperatura agradável;
- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
- Evitar tocar olhos, nariz ou boca;
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar;
- Horas regulares de sono e atividades físicas são imprescindíveis para melhora da defesa do organismo;
- Informe-se sobre o calendário de vacinação para prevenção específica à gripe;
- Evitar o contato direto com pessoas doentes;
- Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e não usar medicamentos sem orientação de um profissional da saúde.
Fonte: http://fernandamattosnutri.blogspot.com.br
Fonte: http://fernandamattosnutri.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário