“A Corrente do Bem é um movimento com a proposta de conscientizar as pessoas de que boas ações se fazem no dia a dia. Pode ser no quintal de casa, entre amigos, para desconhecidos que cruzam o seu caminho, no trabalho, na escola, na hora do almoço e até pela internet; é só fazer. Queremos inspirar e facilitar a cultura de gentileza, senso de comunidade e cidadania através de ações simples, que podem ser divertidas e rápidas: um carinho, um gesto de maior ou menor impacto na vida de uma pessoa.
O importante é perceber as pessoas ao nosso redor e fazer com que elas também reconheçam a existência do outro, gerando um fator multiplicador desse sentimento. É a sabedoria de entender que se buscamos a felicidade e o bem-estar social, temos que caminhar juntos. Meu índice de felicidade aumenta quando o mundo a minha volta está bem.
O projeto pretende criar uma mega corrente de boas ações junto com 46 países. A ideia é fazer boas ações para pessoas diferentes, sem esperar ou pedir nada em troca. E incentivar a pessoa ajudada a continuar a Corrente do Bem, também ajudando outras pessoas.
O ponto chave da iniciativa é que eles propõem fazer o bem em pequenos gestos. Muitas vezes deixamos de ajudar ao próximo porque achamos que não temos tempo, dinheiro suficiente, não sabemos se podemos confiar na instituição… enfim, sempre temos uma desculpa para deixar para depois. No site existe até uma listinha de ações que qualquer um de nós pode fazer:
“- Use sua expertise para ajudar gratuitamente uma instituição que precise de ajuda.
- Reúna o pessoal da sua empresa para fazer uma grande doação para uma instituição de caridade.
- Faça algum trabalho filantrópico. Trabalhe para algum cliente que não pode pagar e peça a ele para ajudar outra pessoa de alguma forma.
- Dê uma carona para aquela pessoa que mora longe e chega em casa tarde todos os dias. Não custa nada sair do seu caminho de vez em quando.
- Doe seu guarda-chuva que está dentro do carro para quem está no ponto de ônibus tomando chuva.
- Ajude a empurrar o carro de alguém que ficou enguiçado.
- Pague o cafezinho para um desconhecido.
- Ceda lugar na fila do banco para alguém com mais pressa que você.
- Leve cobertores e um sopão para os moradores de rua do seu bairro.
- Você pode chamar o gerente de um restaurante ou loja e elogiar o atendente que lhe prestou serviço.
- Deixe livros no metrô, no ônibus, nas praças com o cartão de A Corrente do Bem dentro.
- Visite um vizinho idoso e pergunte se algo precisa ser consertado em sua casa. (ex: uma lâmpada queimada ou uma torneira pingando.).
- Faça um mutirão no bairro para consertar a calçada, revitalizar a pracinha etc.
- Mande flores para aquela amiga ou amigo que teve o coração partido.
- Organize um tarde na casa dos seus avós com direito a bolo e rodadas de buraco.”
Eles também estão lançando em 2012, um mapa de boas ações – O Mapa do Bem, onde cada pessoa é convidada a registrar um gesto recebido ou realizado, acendendo pontos de luz por todo Brasil.
Fonte: http://brandstyle.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário