quarta-feira, 18 de julho de 2012

BEM-VESTIDA NO TRABALHO! tenha a aparência de uma pessoa de sucesso!

Competência é o que interessa, mas o jeito de se vestir soma pontos na carreira. Se você quer ser uma pessoa de sucesso, tenha a aparência de uma pessoa de sucesso. Um guarda-roupa com peças adequadas e de boa qualidade não é vaidade, mas uma ferramenta de trabalho que categoriza o profissional.
Qualquer um pode controlar a aparência em benefício próprio. Encare a roupa de trabalho como uma forma de exibir conceitos e códigos de valores seus e da sua empresa.
A chamada roupa de trabalho é diferente das escolhas para o final de semana ou lazer, onde incluir toques de moda é obrigação. A roupa profissional tem a tarefa de passar o conceito da empresa e um depoimento da pessoa que a esta usando.
Mas nem pense em vestir roupas caretas ou azul-marinho todo o tempo. Conforme dados das empresas de Recursos Humanos de seleção profissional, vestir roupas discretas ou muito tradicionais no trabalho podem vender uma imagem falsa e muito conservadora.
Porém, liberdade significa responsabilidade. Portanto, mesmo com o casual ditando algumas regras na hora de se vestir para trabalhar, o bom senso sempre valoriza o curriculum. Como no ditado romano: “A mulher de César não basta ser honesta, mas também parecer honesta”. Veja alguns exemplos:


Vestidos
Nenhum trabalho pede a imagem sedutora, mas ambientes informais permitem o uso de vestidos curtos. A melhor maneira de usá-los é com a modelagem soltinha ou combiná-los com calça skinny ou meia-calça grossa. Fendas e decotes devem ser deixados para o fim de semana. Se quiser usar alcinha, prefira as mais grossas.


Calças
Preste atenção nos detalhes e evite aparência desleixada. Em geral, a barra deve tocar o meio do salto. Barras desfiadas e dobradas não são elegantes, mas são aceitáveis em ambientes casuais. Se você tem quadris largos, evite usar peças muito apertadas, que vão realçar seu ponto fraco. A costura lateral deve ficar reta. Se for o preciso, compre um número maior e aperte o cós. Para não correr o risco de ficar com o cofrinho aparecendo no refeitório da empresa, evite os modelos com cintura muito baixa.


Saias
Na hora de comprar, experimente sentar para ver o quanto a saia vai subir, principalmente as retas e lápis. Saias longas estão na moda, mas não são funcionais. Quem trabalha na rua deve optar por modelos evasês e godês, que dão mais liberdade de movimento.


Blusas
Tops não são a melhor roupa para trabalhar, pois deixam o corpo muito à mostra. Barriga de fora também não vai bem, a menos que você trabalhe na praia ou numa academia de ginástica. Cuidado com a transparência e com a alça do sutiã. Ela nunca deve aparecer. Na dúvida, camisas brancas vão a qualquer ambiente. Use-as com broches, lenços, camisetas ou aposte em mangas bufantes.


Acessórios
Os grandes e barulhentos demais podem atrapalhar seus movimentos e irritar os colegas de trabalho. Em uma reunião, eles podem chamar mais atenção que suas idéias. Melhor apostar em um relógio vistoso, colares, echarpes e cachecóis coloridos, que vão bem a todos os tipos de emprego. Bolsas grandes são as mais indicadas, pois deixam as suas mãos livres. Quanto mais sério o ambiente for, mais estruturada a bolsa deve ser.
Sapatos
Ambientes formais pedem salto alto, mas confortáveis. Ninguém consegue trabalhar direito com um sapato muito apertado. Os modelos coloridos e elaborados são ótimos para valorizar looks neutros. Quem trabalha na rua pode usar sapatilhas e tênis de couro ou metalizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário