Apesar da fama de destino
sofisticado, Campos do Jordão oferece muitos atrativos típicos de cidades do
interior como passeios de maria-fumaça, bonde e teleférico, além de cavalgadas
e visitas a jardins. Mas também há tours cheios de adrenalina, como os de jipe
até a Pedra do Baú ou de quadriciclo por estradas de terra que levam a
cachoeiras. Independente do programa escolhido, todos terminam na badalada
Vila Capivari, repleta de restaurantes, lojas de grife, cafés e
concorridos bares ao ar livre.
Vila Capivari
Movimentado dia e noite, o bairro de Vila Capivari é o ponto de encontro de todas as tribos. Reunindo uma infinidade de lojas, restaurantes e praças, tem o charme intensificado pela arquitetura em estilo germânico que contorna residências e prédios comerciais. No fim de tarde, os bares ao ar livre e os cafés ficam concorridos - todo mundo quer ver e ser visto enquanto degusta um fumegante chocolate quente, uma taça de vinho, um hot drink...
Festival de Inverno
O inverno, aconchegante por natureza em Campos do Jordão, ganha uma dose a mais de glamour no mês de julho, quando acontece o Festival de Inverno. O evento de música erudita, que teve início em 1969, não para de crescer, atraindo instrumentistas renomados do Brasil e do exterior. A vasta programação inclui ainda oficinas para jovens músicos.
O palco principal da festa é o Auditório Cláudio Santoro, onde já se apresentaram orquestras de diversos países. O evento, entretanto, vem espalhando-se pela cidade através da exibição de espetáculos alternativos e gratuitos na Praça Capivari e no Palácio Boa Vista, além de igrejas e espaços culturais. Na onda do festival, eventos paralelos incrementam a agenda de Campos de Jordão e reúnem não apenas os fãs de música clássica, mas também os amantes do pop, do rock e das batidas eletrônicas.
O palco principal da festa é o Auditório Cláudio Santoro, onde já se apresentaram orquestras de diversos países. O evento, entretanto, vem espalhando-se pela cidade através da exibição de espetáculos alternativos e gratuitos na Praça Capivari e no Palácio Boa Vista, além de igrejas e espaços culturais. Na onda do festival, eventos paralelos incrementam a agenda de Campos de Jordão e reúnem não apenas os fãs de música clássica, mas também os amantes do pop, do rock e das batidas eletrônicas.
Amantikir
Inaugurado em 2007, o parque reúne 17 jardins com espécies vindas de diversos países como Inglaterra, Austrália, Alemanha e Japão, além de um labirinto de arbustos. As visitas, guiadas ou não, incentivam a pisar na grama, cheirar as flores, tirar fotos e explorar os recantos. Hoje, a área ocupada é de 31 mil m², mas o objetivo é preencher todos os 600 mil m² com mais jardins, restaurante, cafés e mirantes.
Centro de Lazer Tarundu
Além dos cavalos e pôneis para passeios, a tradicional hípica tem diversão e aventura de sobra! Os pequenos fazem a festa no minigolfe, no arco e flecha, na tirolesa de 430 metros, no circuito de arvorismo, no paintball e na Orbit Ball, que rola ladeira abaixo. Em julho também há uma pista de patinação no gelo. Para os pais, a dica é curtir o restaurante, com mesas na varanda e bela vista.
Residência oficial de inverno do governador do estado, o Palácio Boa Vista se destaca na paisagem pela arquitetura em estilo inglês. Erguido entre 1938 e 1964, tem 105 cômodos e reúne em seu acervo telas de Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti, esculturas de Bruno Giorgi e Victor Brecheret, peças do barroco brasileiro e móveis dos séculos 17 e 18. Transformado em monumento público e centro cultural em 1970, é aberto para visitas guiadas.
Pedra do Baú
O conjunto formado pelas pedras do Bauzinho, Baú e Ana Chata emoldura Campos do Jordão. Apesar da dificuldade de acesso para chegar ao topo - Baú fica a 1.950 metros de altitude -, muita gente enfrenta a trilha íngreme (uma hora e meia de caminhada) e a escadaria formada por 200 ganchos para apreciar o pôr do sol. Adeptos de esportes radicais, como trekking, alpinismo, escalada e rapel também marcam presença no maciço, aproveitando os diversos níveis de dificuldade das formações rochosas.
Horto Florestal
Maior reserva de araucárias do Estado de São Paulo, o Horto Florestal funciona como um refúgio dentro da cidade. Espalhado por uma área de oito mil hectares, abriga lagos, cachoeiras e trilhas para caminhada e prática de mountain-bike. O parque fica a 13 quilômetros de Capivari.
Passeio de bonde
O velho bondinho elétrico percorre boa parte da área urbana de Campos do Jordão. O passeio tem início na estação Emilio Ribas, na Vila Capivari, e termina no bairro de São Cristóvão, 40 minutos depois. No mês de julho, o bonde é substituído pela maria-fumaça.
Passeio de jipe
São sete roteiros, sendo o que leva à Pedra do Baú o mais procurado. Ao longo dos percursos, que podem ser feitos em duas horas ou durante um dia inteiro, riachos, lagos, atoleiros e paisagens de tirar o fôlego.
Passeio de trem até Santo Antônio do Pinhal
A bonita viagem de duas horas e meia passa pelo trecho de ferrovia mais alto do país, o Alto do Lageado, a 1.743 metros de altitude. O ponto de partida é a estação Emílio Ribas, na Vila Capivari. Em Santo Antônio do Pinhal, aproveite para comprar queijo de leite de cabra, mel e própolis. Convém fazer reserva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário