quinta-feira, 7 de junho de 2012

Top 5: Lugares para viajar sozinho


Em Comer, Rezar, Amar, a protagonista Elizabeth Gilbert parte para uma viagem de um ano pela ItáliaÍndia eIndonésia. O objetivo? Encontrar a si mesma. O mesmo faz Christopher McCandless, em Na Natureza Selvagem. Esses são apenas dois exemplos, mas você certamente se lembra de mais personagens que partem levando apenas suas malas e mais ninguém.
Seja você tão ousado quanto eles ou mais conservador, viajar sozinho é uma experiência intensa. Mais do que a liberdade de ir aonde quiser e permanecer por quanto tempo quiser, a solidão pode ser muito renovadora. Longe de absolutamente tudo e todos, você abre espaço para novas amizades, novas experiências e novas maneiras de olhar para elas.
Você é adepto? Quer experimentar? Conheça cinco destinos que têm tudo para proporcionar bons momentos aos viajantes solitários!

5- Fernando de Noronha, Pernambuco

Praias são sempre uma ótima opção para quem viaja sem companhia. No caso de Fernando de Noronha, além dos deliciosos momentos à beira-mar, você ainda tem a oportunidade de fazer passeios em grupo para praticarmergulho ou fazer trilhas.
Não é à toa que a região recebe muitos turistas solitários todos os anos. Para chegar até lá, é necessário pegar um avião em Natal ou em Recife. Com um bom hotel reservado, basta aproveitar as belezas da Baía dos Porcos e da Baía dos Golfinhos, a tranquilidade da Praia do Atalaia ou as charmosas construções históricas daVila dos Remédios, entre várias outras atrações.

4- Gramado, Rio Grande do Sul

Se você procura um lugar mais aconchegante, perfeito para os dias frios de inverno, Gramado é o seu destino. A cidade fica mergulhada na paisagem bucólica da Serra Gaúcha e esbanja charme com suas construções em estilo europeu e seu clima ameno.
Em Gramado, você poderá visitar locais interessantes como a Igreja de São Pedro, o Lago Negro e o Mini Mundo, uma cidade em miniatura. Os museus do Automóvel e do Chocolate também são atrações famosas.
E, falando em chocolate, aproveite a sua visita para conhecer os cafés coloniais e restaurantes da cidade, famosíssimos pelas suas receitas invernais – do fondue aos capuccinos. Durante o dia, um passeio peloParque Knorr ou uma visita ao Mirante Vale do Quilombo são ótimas opções.

3- Dublin, Irlanda

Saindo um pouco de solo brasileiro, a cidade de Dublin, na Irlanda, é um destino fantástico para viajantes solitários. E não apenas pelas atrações: os irlandeses são um dos povos mais amigáveis no mundo, e é praticamente impossível não conhecer ninguém durante a estada.
Em Dublin, visite o Castelo de Dublin, a Christ Church e a Guinness Storehouse – fábrica que oferece degustação ao final do tour. À noite, aproveite as novas amizades feitas e combine uma visita à Temple Bar, região com ares medievais repleta dos famosos pubs irlandeses.
Saia um pouco da cidade e explore também outras regiões. Uma boa opção são os tours literários, que levam aos turistas a locais relacionados a Oscar WildeJames Joyce e Frank McCourt. A Irlanda também se destaca como berço de escritores renomados. Você pode conhecer mais sobre eles no Dublin Writers Museum.

2- Cusco, Peru

Peru é um verdadeiro combo de atrações para quem viaja sozinho, com paisagens variadas, uma cultura apaixonante, comidas exóticas e muita história. Mas ainda é Machu Picchu a queridinha de todos os espíritos mais aventureiros. Por isso, a dica é ficar em Cusco.
A cidade é repleta de construções históricas impressionantes, como a Catedral, o Mosteiro de Santa Catalina e a Igreja Santo Domingo. A Plaza San Blás e Plaza de Armas também merecem destaque, assim como oMuseo Inka, que homenageia os antigos habitantes da região.
Para visitar as ruínas de Machu Picchu você poderá escolher entre dois caminhos: o trem que leva à entrada do parque ou a Trilha Inca, uma caminhada de cerca de três dias. Programe-se para chegar bem cedinho ao local, para aproveitar o nascer do sol na cidade perdida.

1- Cruzeiros

Os Cruzeiros não são exatamente um destino, mas entram na lista porque têm tudo para fazer de uma aventura solo uma viagem inesquecível.
Os navios são praticamente cidades: você encontrará teatro, cinema, academia, cassino, piscina, restaurantes, pista de cooper, parede de escalada, entre várias outras atrações.
Muitos ainda oferecem aulas de dança e outras atividades de recreação, que vão das sessões de aeróbica às gincanas. Ou seja, não faltam oportunidades para curtir o momento sozinho ou conhecendo pessoas!
E, como se não bastasse, você ainda tem a oportunidade de explorar destinos incríveis em visitas de um ou dois dias. Buenos Aires, Montevideo, Punta del Este, Rio de Janeiro, Búzios, Ilhabela, as praias do Caribe ou as Ilhas Gregas são apenas algumas das paradas mais clássicas dos cruzeiros.











Nenhum comentário:

Postar um comentário