Obentos Japoneses,uma forma criativa de se saborear os alimentos
Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o "Obentô". Para quem não sabe, o Obentô [お弁当] ou simplesmente Bentô [弁当] como é mais conhecido popularmente, refere-se a uma marmita de refeição única dentro de um potinho ou separado em diversos tamanhos de embalagens praticas na cozinha japonesa. O bentô tradicional contém arroz, peixe ou carne, e um ou mais tipos de conservas ou pedaços de legumes cozidos, geralmente em um recipiente em forma de caixa.Estão prontamente disponíveis em muitos lugares do Japão, incluindo lojas de conveniência, lojas especificas de bento (弁 当 屋, bento-ya), estações de trem e lojas de departamento. Ainda é comum para os japoneses as donas de casa gastar um grande tempo e energia para os seus filhos, ou para si mesma produzir uma caixa de almoço cuidadosamente preparada.Atualmente existem diversos tipos de obentô, normalmente com diferentes tipos de legumes, peixes e arroz branco. A grande maioria da população japonesa ainda tem como hábito preparar e levar seu próprio obentô para o trabalho, escola, viagens, eventos esportivos, etc. O objetivo do obentô, já não é mais restrito à alimentação. Montar uma refeição que agrade os olhos também é importante. Assim, é comum as mães japonesas prepararem um obentô decorado, elaborado e divertido para incentivar seus filhos a comerem todo o almoçoAlém do seu aspecto tão bonito,os obentôs geralmente levam em conta o valor nutricional que é de uma porção de proteína para duas porções de vegetais ou frutas (fibras e vitaminas) e três porções de arroz (ou outro carboidrato).
A História dos Obentos.
No século 3º, agricultores iam trabalhar levando almoço num pote feito de folhas de bambu. Nos idos de 1.500, apareceu o “obento bako” ou “caixa para obento”. Nessa fase, o “obento” era um traço da elite: famílias endinheiradas levavam seu lanche, decorado em belas caixas de madeira, para contemplar dois hits locais, as vermelhas folhas de momije e as rosa-claro de sakura, as cerejeiras. No final do século 19, ele se popularizou, impulsionado pela expansão ferroviária.
O país foi evoluindo e os obentos também. Nas últimas décadas do século passado, surgiram as caixas de alumínio e de plástico, ideais para o microondas. Com a entrada da mulher no mercado de trabalho e as extensas jornadas exigidas pelas empresas, a refeição pronta para levar e saborear ganhou a indústria e se tornou um símbolo do Japão moderno. O “obento” adorna supermercados, lojas de conveniência e barraquinhas no metrô, 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Hoje, a vida no arquipélago seria impensável sem ele. Pouca gente tem tempo para cozinhar e as casas e cozinhas no país são minúsculas. O “obento” é rápido, prático, saudável e eficaz: a cara do Japão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário